Nova versão do navegador chega com canal de atualizações, tímidas melhorias e maior estabilidade.
Com a concorrência lançando versões novas recentemente, (a prévia do Internet Explorer 10, o Mozilla Firefox 4 e o Google Chrome Canary),  faltava apenas o Opera disponibilizar seu próximo navegador. A nova  versão (nomeada Swordfish) apresenta melhorias no famoso Speed Dial e  alguns recursos para desenvolvedores, além das novidades já presentes na  primeiras releases de teste.
Para facilitar ainda mais o manuseio das  versões de teste, a empresa lançou o Opera Next, um canal de navegação  alternativo que é atualizado automaticamente cada vez que um novo modelo  prévio é lançado. Além disso, ele é instalado separadamente, impedindo  que a versão estável e a em testes entrem em conflito.
Vale lembrar que esta não é a versão  final do navegador e, embora seja mais estável do que a anterior (a  Barracuda), ela ainda pode apresentar erros e problemas ao longo do uso.  Dessa maneira, é aconselhável que o usuário não o utilize como o  browser padrão para navegação nem acesse sites de banco ou compras com  ele, por exemplo.
Clique na imagem para ampliarO que mudou?A novidade que mais afeta o usuário é a reformulação do Speed Dial,  funcionalidade mais famosa do navegador, que agora está mais flexível e  permite que o usuário adicione quantas miniaturas de páginas desejar  além de páginas da internet, como previsão do tempo, atualizações do  Twitter e um feed de notícias, por exemplo.
O tamanho delas também pode ser alterado através do zoom da página,  sem afetar a navegação em outros sites. Os desenvolvedores podem também  acessar a documentação do browser, disponibilizada pela Opera Software.  Dessa forma, é possível personalizar ainda mais as miniaturas.
 Clique na imagem para empliar
Além das melhorias no Speed Dial, outras funcionalidades foram  adicionadas, como o suporte ao novo formato de imagens do Google, o  WebP, e ao CSS3. A instalação dos plugins ficou ainda mais rápida e  simplificada.
O navegador em siExtensões com atualização automática, empilhamento de abas e um  sistema que aumenta a proteção em sites com conteúdo seguro são apenas  algumas das funcionalidades que serão passadas da versão mais atual para  o futuro Opera 12.
Maior velocidade na execução de aplicativos e páginas JavaScript e a  possibilidade de abrir páginas com os novos padrões WebM e HTML5 também  são duas características importantes que continuam presentes no browser,  mesmo na versão de teste.
Empilhando abas e navegação por gestosA possibilidade de agrupar diversas abas parece ter agradado aos  usuários. Não há como negar que é a opção quase perfeita para quem  trabalha com diversas guias abertas ao mesmo tempo. Para não decepcionar  seus usuários, a empresa desenvolvedora do Opera decidiu por manter a  funcionalidade.
Outra facilidade que se faz presente nesta versão é a navegação por  gestos com o mouse. Para quem ainda não conhece, trata-se de uma lista  de gestos que você faz com o mouse, os quais ativam funções e realizam  algumas ações no navegador, como avançar uma página, atualizar o site ou  fechar uma aba.
A versão Alpha
O Opera 11.50 permite que você implemente do WOFF (Web Open Font  Format), um novo formato de fontes para ser utilizado em páginas da  internet. Outra novidade fica por conta dos protocolos de segurança TLS  1.1 e 1.2, que agora vêm desabilitados por padrão no navegador.
A opção Cookie2 também foi modificada para ficar inativa nas  configurações iniciais do Opera 11.10, mas os usuários podem habilitá-la  a qualquer momento, se assim desejarem.
Falando em segurança, o browser da Opera ganhou um mecanismo que se certifica a respeito da veracidade dos encaminhamentos de endereços HTTP para os HTTPS. Ou seja, caso um link redirecione você para um site cujo endereço comece por HTTPS, o próprio navegador irá verificar se a página é segura e legítima antes de permitir seu acesso a ela.
O novo Opera chegou à sua versão Beta sem muito alarde. Sob o codinome “Barracuda”, o navegador apresentou melhorias no famoso Speed Dial e alguns recursos para desenvolvedores, além das novidades já presentes na primeira release de teste.
O uso de uma senha mestra para os certificados de clientes também foi eliminado na nova versão do Opera. Por enquanto, as novidades são internas ao navegador, ou seja, o usuário não as vê de fato, apenas sabe que aconteceram.
Vale lembrar que esta não é a versão final do navegador e, embora seja mais estável do que a Alpha, pode apresentar diversos erros e problemas ao longo do uso. Dessa maneira, é aconselhável que o usuário não o utilize como o browser padrão para navegação nem acesse sites de banco ou compras com ele.
Gratuito
Tamanho: 9,50 MB
Arquivo: Rar
Idioma: português
Tipo: Navegadores
Sistema Operacional: XP/Vista/7
Lançamento: 2011
Empresa: Opera Software
Hospedagem: MegaUpload